Jacques-Yves Cousteau nasceu em 11 de Junho de 1910 em Saint-André-de-Cubzac, filho de Daniel e Élisabeth Cousteau e irmão de Pierre-Antoine. Cousteau completou os estudos no prestigiado Collége Stanislas em Paris. Em 1930, ingressou na École Navale e graduou-se como oficial de artilharia. Após um acidente de carro que acabou com a sua careira na aviação naval, Cousteau voltou seu interesse para o mar.
Em 12 de Julho de 1937, ele se casou com Simone Melchior, com quem ele teve dois filhos, Jean-Michel (nascido em 1938) e Philippe (nascido em 1940). Seus filhos fizeram parte de aventuras a bordo do Calypso. Ele ainda teve uma filha Diane Cousteau (nascida em 1981) e um filho Pierre-Yves Cousteau (nascido em 1982), ambos nascidos no primeiro casamento de Cousteau. Um ano depois da morte de sua esposa Simone por câncer, ele casou-se com Francine Triplet.
Cousteau foi um dos inventores, juntamente com Émile Gagnan, do aqualung, o equipamento de mergulho autônomo que substituiu os pesados escafandros, e também participou como piloto de testes da criação de aparelhos de ultra-som para levantamentos geológicos do relevo submarino e de equipamentos fotocinematográficos para trabalhos em grandes profundidades.
Jacques Cousteau consquistou o Oscar em 1956 com o documentário O mundo silencioso, filmado no Mediterrâneo e no Mar Vermelho. Mas o próprio Cousteau confessa que, em seus primeiros filmes, não tinha nenhum tipo de preocupação ecológica. No total, foram quatro longas-metragens e setenta documentários para a televisão.
euuu estava nesse grupo eu sou o daniel jose dos santos da prof marli
ResponderExcluir