terça-feira, 29 de maio de 2012

Rádio

Trabalho de tecnologia

Grupo:Luis Yasmin Marcos

Professora: Ana Paula

Série: 4ªano:D

Tema:Rádio


    O dia da invenção do rádio pode ser considerado o dia 12 de dezembro de 1901, quando o químico italiano Guglielmo Marconi difundiu ondas de rádio do extremo sudeste da Inglaterra, usando balões para elevar sua antena o mais alto possível. Sua recepção, no entanto, só era possível com fones de ouvido.
Em 1906, o invento  de Marconi seria aperfeiçoado pelo Norte Americano Lee de Forest, que criou válvula radioelétrica e colocou alto falante nos aparelhos receptores, conquistando definitivamente o público. Um Brasileiro também tem papel importante na história da invenção do rádio. O padre Gaúcho Roberto Landell de Moura desenvolveu um aparelho que  transmitia e recebia a voz humana sem utilização de fios condutores. Sua primeira experiência aconteceu em São Paulo, em 1893.O primeiro mundo, no entanto, reconhece Marconi como o “descobridor do rádio”, pois, em 1896, o cientista italiano adquiriu a  patente da invenção do rádio, enquanto Landell só conseguiria obter para si a patente no ano 1900. Essa polemica da invenção do rádio se compara á da invenção do avião, no inicio do século xx, em que o primeiro Mundo credita aos irmãos americanos wright a invenção do veiculo aéreo, embora tenha sido Mineiro Alberto Santos Dumont seu pioneiro. Os irmãos Wright não registraram imagens de sua experiências de vôo, enquanto Santos Dumont realizou testes com seu 14-Bis diante de multidões em Paris, em 1906.

Quem inventou o rádio?:
Guglielmo Marconi na Itália
  O gênio por detrás do rádio foi o Italiano Guglielmo Marconi, um químico muito inteligente  que contribuiu tremendamente para o avanço das telecomunicações. Tudo começou quando ele estava observando o envio e recepção de telégrafos e concluiu ser possível enviar mensagens sem a necessidade de fios de comunicação. O segredo era aproveitar as ondas hertzianas para enviar através do ar impulsos eletromagnético que seriam recebidos por outro aparelho distante e decodificação em mensagem  audível.
   Mas, para que isso funcionasse, foi necessário  que Marconi primeiro inventasse a antena, que ate hoje funciona com dispositivo de captação ou irradiação das ondas de rádio. Com ela seriam dispensados os fios condutores, e as pessoas poderiam enviar e receber mensagens em qualquer parte do mundo.
     Assim, Marconi construiu os primeiros aparelhos de transmissão e recepção chamados galenas, que tinham esse nome por causa do sulfeto de chumbo utilizado nos receptores (galema é o nome do minério de chumbo). Esse aparelho, no entanto, só funcionavam com fones de ouvido.
     Em 24 de dezembro de 1906, a primeira estação de rádio foi inaugurada em Massachusetts, nos Estados Unidos, e usou como antena um arame rudimentar esticado sobre sua torre. O proprietário da rádio era um Canadense chamado Reginald Fessenden, que transmitiu como o primeiro programa uma seleção de músicas, seguidas de leitura de um poema e uma mensagem de Feliz Natal Escrita por ele mesmo. A transmissão atingiu várias cabines de radiotelegrafia num raio de centenas de quilômetros. Até navios que estavam em alto mar captaram a mensagem.

Como foi inventado o rádio?              
  
Ele estava observando o envio e começou a captar mensagens





As invenções como telefone(por Alexander Graham Bell ou Antonio Meucci ), o fotografo (por Thomas Edison), o microfone (em 1877, por Émile Berliner), o circuito eletrônico sintonizado (em 1897, por Oliver Lodge ) e as próprias ondas de rádio (em 1887,por Heinrich Rdolph  Hertz) deitaram o terreno que possibilitou a criação de um novo meio de comunicação.

Entre as diversas modalidades de radiocomunicação está a rádiodefusão.Esta utliza somente a transmissão de rádio através de estações transmissoras comercias, estando a recepção  por  conta daqueles que possuem equipamentos para captar os programas, músicas e sons emitidos.


   Segundo Martin Barbero, o rádio e a mídia que oferece maior possibilidades de acesso no tempo e o espaço. Este caráter popular exige do editor de um programa de rádiojornalismo uma linguagem coloquial, sintética e disposta em frases  curtas e claras.

Quando foi inventado o rádio?

  em 1887


1920- Surgem, na França, os primeiros rádios a pilha, vendidos com outra inovação: fones de ouvido. Neste período, o jornalismo ocupa  parte importante da programação, ganhando um caráter de seriedade econômica depois que a Holanda lança moda ao começar a transmitir o movimento da bolsa de Amsterdam mesclado com noticiário econômico.
O primeiro rádio transistorizado do mundo foi apresentado aos americanos em 1954.


  Tudo começou em 1863 quando, em Camdridge – Inglaterra,James Clerck Maxwell demonstrou teoricamente a provável  existência das ondas eletromagnéticas. James era professor de física experimental  e apartir desta revelação outros pesquisadores se interessaram pelo assunto. O alemão Henrich  Rudolph Hertz ( 1857-1894) foi um deles.    


Yasmin

Luis Felipe

Marco antonio

Professora Vera
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário